História do Bluetooth

 

Se como eu, você também teve a curiosidade de saber onde, quando e como

foi criado o bluetooth, você veio ao lugar certo nas próximas palavras vou te

contar a história do nosso querido bluetooth.

 

O nome bluetooth tem origem do Rei Dinamarquês Harald Blatand, principal responsável pela união dos povos então inimigos da região onde hoje se situam Noruega, Suécia e Dinamarca.

 

A tradução do nome Blatand para o inglês é Bluetooth, como o propósito da

tecnologia é promover a colaboração entre diferentes setores industriais, tais

como computação, telefonia móvel e mercado automotivo, similar aos feitos do monarca, seu nome pareceu apropriado para a nova tecnologia. 

 

Seu logotipo também é em homenagem a Harald Blatand, a união das runas nórdicas (Hagall) e (Berkanan), equivalentes a H e B respectivamente, formam seu logotipo.

 

Bom a história do bluetooth começou por volta do ano de 1994 quando a empresa Ericsson, em busca de um diferencial, procurou investir no desenvolvimento de uma forma de comunicação entre aparelhos celulares e seus respectivos acessórios, ela deveria utilizar sinais de rádio que não fossem caros, ultrapassando a idéia da rede por cabos.

 

 Esse estudo resultou na criação de um sistema de rádio de curto alcance chamado de MClink, que utilizava uma baixa potência, e, portanto, não consumia tanta energia.

 

No ano de 1997, o promissor projeto atraiu a atenção de outras empresas, que poderiam também usufruir desse mecanismo de comunicação em redes. Por esse motivo, em 1998, houve a criação do Bluetooth SIG (Special Interest Group).

 

 As empresas que participaram da sua criação eram consideradas gigantes nas suas áreas (desenvolvimento de chips e unidades de processamento, telecomunicações e produção de computadores), dando uma dimensão de valor à tecnologia que estava sendo aperfeiçoada. São elas: Intel, Ericcson, IBM, Toshiba e Nokia.

 

O Bluetooth Special Interest Group se traduziu numa organização privada e sem fins lucrativos. Ela não fabrica e nem vende produtos com a tecnologia Bluetooth, apenas trabalha continuamente no desenvolvimento da tecnologia de redes sem a utilização de fios para implementação desta nos produtos fabricados pelos membros do grupo. 

 

As principais tarefas do SIG são proteger a marca Bluetooth, publicar especificações,  administrar a qualificação do programa e espalhar a idéia da tecnologia de comunicação sem fios.

 

 

Deixe um comentário