O que é Internet Full Duplex?

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

          Se você está se perguntando o que é uma internet full duplex, é porque provavelmente já passou por alguma dessas situações.

        Uma, um vendedor te abordou oferecendo uma internet que fosse “Full Duplex” assim como o Ayrton foi abordado.

       Ou, alguém muito esperto te disse que essa seria a melhor solução para seu problema de conexão.

          Para entendermos melhor o que é uma internet full duplex primeiro vou explicar o que é uma conexão full.

  • Internet Full

        Internet full são links dedicados, que entregam em altíssima velocidade sem perda de pacotes, ou seja, se você tem 1Mb contratado você receberá 1Mb.

      Normalmente em uma conexão não full, você também receberia os mesmos 1Mb porém em determinados momentos do dia isso poderia vir a sofrer variações.O que causaria instabilidade na conexão.

         Provavelmente já ouviu ou até mesmo relatou a seguinte expressão, ” Minha internet funciona bem, mas quando eu mais preciso ela para de funcionar”.

        Bom, um possível motivo deste acontecimento pode ser a falta de uma conexão full, sendo assim ela sofre oscilações durante o dia.

internet full duplex
  • Internet Full Duplex

O que é?

         A conexão full duplex é capaz de receber e transmitir simultaneamente em alta velocidade, tendo um altíssimo desempenho na sua taxa de download e upload.

          Download é o mesmo que baixar um arquivo, enquanto o upload significa enviar um arquivo. Para a maioria dos usuários, esse equilíbrio de velocidade é essencial.

          A comunicação entre dois dispositivos pode ser simplex, half-duplex ou full-duplex.

          Uma comunicação full-duplex ou bidirecional significa que ele pode suportar as duas estações transmitindo e recebendo simultaneamente. O compartilhamento pode ocorrer de duas maneiras:

  • O link contém dois caminhos de transmissão separados fisicamente, um para a transmissão e
    outro para recepção;
  • A capacidade do canal é dividida entre os sinais que trafegam em ambas as direções;

       Um exemplo comum de comunicação full-duplex é a rede telefônica. Quando duas pessoas estão se comunicando através de uma linha telefônica, estas podem conversar e ouvir ao mesmo tempo.

         Já para a internet é necessário uma fibra óptica com tecnologia WDM para a comunicação óptica.

        Dessa forma, se permite que um dispositivo A transmita para um dispositivo B, e ao mesmo tempo o dispositivo B transmita para o dispositivo A.

Vantagens da internet full duplex

       Esse serviço não sofre com a quantidade de clientes conectados na mesma rede, pois cada cliente tem um canal direto e exclusivo.

          A banda contratada é 100% entregue, por exemplo, o cliente que contratou 1000 Mbps ele vai receber 1000 Mbps de Download e upload efetivamente, e não apenas uma porcentagem disso.

          A maioria das empresas entregam uma taxa maior de download do que de upload , porém vale ressaltar que em grande parte das vezes o upload é mais importante do que o download.

          Podemos citar alguns exemplos: no dia a dia utilizamos a conexão de internet para enviar e-mails, documentos, acessar sistemas em nuvem como ERP ou ambientes virtuais, fazer conferências dentre outras coisas. 

          Então já sabem, na hora de contratar sua prestadora de serviço, sempre opte por uma conexão full duplex.

Deixe um comentário